segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Prepare-se para a primeira edição!




Música + poesia = MaPa
Um encontro entre músicos, escritores e poetas. Esta é a proposta do projeto MaPA. A primeira temporada será no palco do Cinematheque Jam Club, nos dias 7 e 14 de novembro. Indealizado e produzido por Marcello Magdaleno, saxofonista do grupo Canastra, o projeto contará com uma banda, que tocará um repertório de músicas instrumentais e cantadas, misturando, por exemplo, a melodia de Cantaloupe Island, do pianista Herbie Hancock, com a letra de Samba da Bênção, de Vinicius de Moraes. Entre as canções, um pequeno time de poetas, escritores e músicos subirá alternadamente ao palco para desfiar palavras e notas ao longo da noite. Os textos serão declamados ao som de um instrumento, da banda toda ou sem música, dependendo do contexto.


O clima será de improviso, mas as entradas e saídas serão planejadas. Nomes conhecidos, como o do poeta Chacal, serão alternados com o de novos poetas, como Pedro de Hollanda. Entre os convidados que recitarão poemas e contos estão: o músico, artista plástico e poeta Cabelo; o poeta Omar Salomão; o escritor Marcelo Moutinho, e o poeta Henrique Rodrigues.


Já a experimentação de sons será marcada pela presença de convidados como o trompetista Guilherme Dias Gomes, o cantor Renato Martins (da banda Canastra) e o baixista Edu Villamaior (Canastra). Desta forma, instrumentistas e cantores participarão, musicando poemas ou colaborando para a melodia da noite com sons inusitados. No dia seguinte, todos os textos declamados estarão disponíveis aqui, no blog do projeto. Assim, o público pode ler os poemas que ouviu e ter mais informações sobre os seus autores em pequenas entrevistas.

Dia 7 de novembro
Chacal - poeta e produtor do CEP 20.000 (Acaba de lançar "Belvedere", ed. Cosac Naify)
Renato Martins - músico e compositor. Toca nas bandas Canastra e Lafayte e os Tremendões.
Omar Salomão - poeta (Acaba de lançar o livro "À Deriva", ed. Dantes)
Jr Tostoi – músico, guitarrista da banda do Lenine e da banda Vulgue Tostoi.
Pedro de Hollanda - poeta e arquiteto. Produtor do evento de arte Caleidoscópio.
Dia 14 de novembro
Cabelo – músico, artista plástico e escritor
Guilherme Dias Gomes - trompetista com vários discos gravados. Já acompanhou Ivan Lins.
Henrique Rodrigues - poeta (autor de "A musa diluída", ed. Record)
Marcelo Moutinho - escritor (autor de "Somos todos iguais nesta noite", ed. Rocco)
Edu Vilamaior - baixista acústico, toca na banda Canastra